Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

Publicações

        

1. INVESTINDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM FÍSICA TÉRMICA

2. MOTOR ELÉTRICO DE INDUÇÃO: “UMA DAS DEZ MAIORES INVENÇÕES DE TODOS OS TEMPOS”

3. FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: UMA PESQUISA SOBRE DIFICULDADES E ATITUDES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO NÍVEL FUNDAMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA

4. TEXTO DE APOIO AO PROFESSOR – FÍSICA TÉRMICA

5. DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA – Resumo

6. DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA – Trabalho Completo

7. UMA ANÁLISE DE COMO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA ESTÁ SENDO ABORDADA NO PNLD EM RELAÇÃO À GRAVITAÇÃO UNIVERSAL DE NEWTON

8. DESAFIOS E ASPIRAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR BACHARÉIS

9. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM TEMA SEMPRE ATUAL E RELEVANTE

10. A BRINCADEIRA COMO FATOR INDISPENSÁVEL NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS CRIANÇAS

11. ENSINO HÍBRIDO COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE

12. A NATUREZA DA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

13. UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE A INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA

14. O ESTUDO DA FUNÇÃO SENO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO:UMA PESQUISA BASEADA EM DESIGN

15. CONCEPÇÕES A RESPEITO DO TRABALHO FINAL DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS

16. CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE FÍSICA EXPERIMENTAL PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

17. TESE: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA:  UMA PESQUISA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE FÍSICA EXPERIMENTAL PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

18. CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS EXPERIMENTAIS DA LICENCIATURA EM FÍSICA PARA A FORMAÇÃO DOS SABERES DOCENTE

19. PERCEPÇÕES SOBRE O PRODUTO EDUCACIONAL EM MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO

20. SEQUÊNCIA DIDÁTICA - UTILIZANDO A PESQUISA COMO METODOLOGIA ATIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE

21. PRATICANDO TEORIAS: METODOLOGIA ATIVA PARA SIGNIFICAR APRENDIZAGENS EM FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO NO ENSINO HÍBRIDO

22. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE APOIO AO PROFESSOR DE ELETRICIDADE BÁSICA: ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICO

23. BRINCANDO COM LUZ E SOMBRA: CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

24. UM ESTUDO LONGITUDINAL ACERCA DA EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA DE UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA

25. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

26. NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: AVANÇOS OU RETROCESSOS?

27. A PERSPECTIVA CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA DE TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE 2000 E 2019

28. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO SÉCULO DA INCERTEZA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS DE TRABALHO E DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

29. BRINCANDO COM LUZ E SOMBRA”: CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

30. CAPÍTULO 8 - A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A ESCOLA DE VYGOTSKY: ALGUMAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

31. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL (SDHC)

32. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E SIMULAÇÕES VIRTUAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS AO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

33. ERROS E INCERTEZAS NA PRECISÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais 2023 – Resumo expandido)

34. HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA (Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais 2023 – Resumo expandido)

35. HORTA NA ESCOLA: CULTIVANDO O CONCEITO DE GERMINAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais 2023 – Resumo expandido)

36. NÚMEROS FRACIONÁRIOS, QUE BICHO É ESSE? UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EXPLORATÓRIA NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais 2023 – Resumo expandido)

37. SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE INVESTIGATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais 2023 – Resumo expandido)

38. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

39. ALGUMAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA DE VYGOTSKY PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

40. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA PROPOSTA ANIMAL

41. EXPLORANDO O USO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

42. SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM JOGOS DIGITAIS E NÃO DIGITAIS – UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO – CULTURAL PARA PROMOVER A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

43. BRINCANDO E APRENDENDO SOBRE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA UTILIZANDO HISTÓRIAS INFANTIS

44. BRINCANDO E APRENDENDO SOBRE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA UTILIZANDO HISTÓRIAS INFANTIS (Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais 2024 – Trabalho completo)

45. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CULTIVANDO O CONCEITO DE GERMINÇÃO (Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais 2024 – Resumo expandido)

46. EXPLORANDO CONCEITOS DE ASTRONOMIA NA INFÂNCIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais 2024 – Resumo expandido)

47. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: DESENVOLVENDO O CONCEITO DE GERMINAÇÃO

48. EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA

49. A PEDAGOGIA DE PROJETOS DE TRABALHO E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

50. LIVRO-FUNDAMENTOS DA PESQUISA REFERENCIAIS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS – VOLUME 1

51. MUDANÇAS DE FASE: EXPLORANDO A FÍSICA DA VAPORIZAÇÃO E OUTRAS TRANSFORMAÇÕES

52. RELATO DE INTERVENÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

53. DESAFIOS DO CONHECIMENTO: OBSTÁCULOS E PERFIS EPISTEMOLÓGICOS NA PERSPECTIVA DE BACHELARD (Capítulo 8)

54. APRENDIZAGEM DE MEDIÇÃO: INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOS SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

55. DA ANTIGUIDADE AO QUANTUM: A HISTÓRIA DA ÓPTICA SOB A PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DE BACHELARD

56. PSICOMOTRICIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

57. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – PPGCITED: 10 ANOS DE HISTÓRIA NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL (Capítulo 5)

58. ATTENTION AS A HIGHER PSYCHIC FUNCTION