Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

Didática das Ciências

Aulas

i. Ensino de Ciências: críticas e desafios

ii. Saberes Docentes de Tardif

iii. Transposição Didática dos Saberes

iv. Aportes teóricos para a construção de uma sequência didática

v. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas

vi. As práticas experimentais no ensino de Ciências

vii. Necessidades formativas do Professor de Ciências

 

 

Material de Apoio:

i. Artigos

Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências

A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos

Práticas de Ensino de Ciências na região de Santa Maria/RS: algumas características (Momentos Pedagógicos)

Os Três Momentos Pedagógicos do Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos na rede pública de Goiânia

O Ensino por Investigação e a Argumentação em Aulas de Ciências Naturais

Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular

Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores