Educar Mais

 

 

 

 

Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

Teorias de Aprendizagem e Ensino

Aulas:

Parte I- Introdução

Parte IIA- Behaviorismo

Parte IIB- Behaviorismo de Skinner

Parte III- Teorias de transição entre o Behaviorismo Clássico e o Cognitivismo (Robert Gagné, Edward Tolman, Teoria da Gestalt)

Parte IV - Teorias Cognitivistas de Bruner

Parte VA -Teoria cognitivista de Piaget

Parte VB -Teoria cognitivista de Piaget

Parte VI - Teoria Histórico-cultural de Lev Vygotsky

Parte VII - Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel

Parte VIII - Parte VII - Teoria cognitivista Novak

Parte IX - Teoria Cognitivista de Gowin

Parte X - Teorias Cognitivistas de Johnson-Laird, Gérard Vergnaud e Howard Gardner

Parte XI - Teoria Sócio-histórica de Paulo Freire

Parte XII - Teorias Humanistas de Carl Rogers e George Kelly

 

Material Para Leitura:

Livro texto indicado: Teorias de Aprendizagem – Marco Antonio Moreira – 2ºed. – Editora EPU

Comportamentalismo, Construtivismo e Humanismo – Prof. Marco Antonio Moreira

Teorias de Aprendizagem – Fernanda Ostermann e Cláudio José de Holanda Cavalcanti

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

A Teoria da Aprendizagem Significativa – Prof. Marco Antonio Moreira

Mapas Conceituais, Diagramas V e Organizadores Prévios – Prof. Marco Antonio Moreira

Aprendizagem significativa crítica – Prof. Marco Antonio Moreira

Diagramas V e aprendizagem significativa – Prof. Marco Antonio Moreira

Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa

Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências

A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos

Práticas de Ensino de Ciências na região de Santa Maria/RS: algumas características (Momentos Pedagógicos)

Os Três Momentos Pedagógicos do Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos na rede pública de Goiânia

Revisão da Literatura