Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

Ensino e Aprendizagem

 

Trabalho 1:

As teorias da aprendizagem fazem parte, dentre outros, dos conteúdos estudados na disciplina Psicologia da Educação, ministrada nos cursos superiores de licenciaturas. Historicamente, tais teorias contribuíram para as modificações no olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem, o que gerou possibilidades distintas de conduzir a educação brasileira, principalmente no que tange a formação docente, criação de currículos do ensino básico e superior (licenciaturas), e ainda no embasamento teórico das propostas curriculares nacionais, estaduais e municipais, norteando também os projetos político-pedagógicos das instituições de ensino (LUCION, FROTA e SILVA).

Os professores também apresentam ideias, atitudes e comportamentos sobre o ensino, devido a uma longa formação “ambiental” durante o período em que foram alunos. A influência dessa formação incidental é enorme porque responde a experiências reiteradas e se adquire de forma não reflexiva como algo natural, escapando assim à crítica.

Faça uma descrição de como as Teorias de Aprendizagem subsidiam as suas práticas pedagógicas.

Data da entrega: até 23/06/2017 pelo e-mail nelson@nelsonreyes.com.br

 

Trabalho 2:

 Faça uma resenha crítica do artigo: “A teoria social cognitiva e o ensino-aprendizagem da matemática: considerações sobre as crenças de autoeficácia matemática”.

O artigo está disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v14n3/v14n3a14.pdf

Data da entrega: até 07/07/2017 pelo e-mail nelson@nelsonreyes.com.br

 

Orientações:

RESENHA CRÍTICA

A resenha é um trabalho científico que objetiva apresentar uma obra, devidamente analisada e criticada. Além de resumir o texto, deve se fazer uma avaliação sobre ele, uma crítica apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

Na verdade, enquanto a resenha exige capacidade de análise crítica, o resumo, por possuir a finalidade de difundir as principais ideias do autor de um determinado livro, artigo ou tese, demanda apenas apresentação concisa de seu conteúdo, ou seja, na resenha vocês devem se posicionar a respeito do texto, já no resumo não podem se posicionar.