Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

Teorias de Aprendizagem e Ensino

Aulas:

Parte I- Introdução e Behaviorismo

Parte II- Teorias de transição entre o Behaviorismo Clássico e o Cognitivismo

Parte III- Teorias Cognitivistas

Parte IV - Teorias Socioculturais

Parte V - Teorias Humanistas

Parte VI - Teorias Cognitivistas (continuação)

 

Material Para Leitura:

Livro texto indicado: Teorias de Aprendizagem – Marco Antonio Moreira – 2ºed. – Editora EPU

Comportamentalismo, Construtivismo e Humanismo – Prof. Marco Antonio Moreira

A Teoria da Aprendizagem Significativa – Prof. Marco Antonio Moreira

Mapas Conceituais, Diagramas V e Organizadores Prévios – Prof. Marco Antonio Moreira

Aprendizagem significativa crítica – Prof. Marco Antonio Moreira

Diagramas V e aprendizagem significativa – Prof. Marco Antonio Moreira

Teorias de Aprendizagem – Fernanda Ostermann e Cláudio José de Holanda Cavalcanti

Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa

Revisão da Literatura

 

Resenha Crítica dos Artigo:

RESENHA CRÍTICA

A resenha é um trabalho científico que objetiva apresentar uma obra, devidamente analisada e criticada. Além de resumir o texto, deve se fazer uma avaliação sobre ele, uma crítica apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

Na verdade, enquanto a resenha exige capacidade de análise crítica, o resumo, por possuir a finalidade de difundir as principais ideias do autor de um determinado livro, artigo ou tese, demanda apenas apresentação concisa de seu conteúdo, ou seja, na resenha vocês devem se posicionar a respeito do texto, já no resumo não podem se posicionar.

  I. Skinner: condicionamento e aprendizagem.

 II. Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos.

III. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações a educação científica

IV. Princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e os Saberes Populares: referencias para o ensino de Ciências

V. Aprendizagem centrada na pessoa: contribuições do professor facilitador sob o enfoque rogeriano

 

Material de Apoio:

i. Momentos Pedagógicos

Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências

A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos

Práticas de Ensino de Ciências na região de Santa Maria/RS: algumas características (Momentos Pedagógicos)

Os Três Momentos Pedagógicos do Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos na rede pública de Goiânia

 

ii. Subsídios Metodológicos

Estudo de Caso em Pesquisa e Avaliação Educacional – Livro Marli André

Subsídios Metodológicos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências

Subsídios metodológicos para o professor pesquisador em ensino de ciências: Métodos Qualitativos e Quantitativos

Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos