Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

História e Filosofia da Ciência - Remota

 

Plano de Ensino APNP

Texto Base: Epistemologia do Século XX – Marco A. Moreira e Neusa T. Massoni (UFRGS)

1. Introdução – Vídeo: Filosofia da Ciência – Parte 1

                                                Vídeo: Filosofia da Ciência – Parte 2

 

2. A Importância da Filosofia para a Ciência e a Atividade Científica

2.1. Filosofia moderna (Texto PDF)

2.2. O que é Ciência (Vídeo UFJF)

2.3. Métodos para a Produção do Conhecimento (Vídeo UNIVESP)

2.4. Indutivismo - Leitura texto base: páginas 6 e 7.

 

3. A epistemologia do Século XX e as suas implicações para o Ensino de Ciências

3.1. O Falsificacionismo de Popper – Leitura texto base: páginas de 8 a 11.

3.1.1. Falsificacionismo em Popper (Vídeo)

3.2. Os Paradigmas de Kuhn – Leitura texto base: páginas de 13 a 16.

3.2.1. Paradigma, ciência e quebra-cabeça em Kuhn (Vídeo UNIVESP)

3.3. Os Programas de Pesquisa de Lakatos - Leitura texto base: páginas de 18 a 20.

2.3.1. A Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica (Vídeo UNIVESP)

3.4. A epistemologia evolucionista de Bachelard – Leitura texto base: páginas de 27 a 29.

3.4.1. Obstáculos epistemológicos (Vídeo UNIVESP)

3.5. A Teoria Anarquista de Feyerabend – Leitura texto base: páginas de 36 a 39.

3.5.1. Artigo: Reflexões sobre a epistemologia de Paul Feyerabend e uma Ecologia de Saberes

3.6. A epistemologia de Humberto Maturana – Leitura texto base: páginas de 41 a 43.

3.6.1. Autopoiese

3.6.2. A Epistemologia de Humberto Maturana – Neusa Massoni (Vídeo opcional a partir do minuto 15)

3.7. A epistemologia de Ernst Mayr – Leitura texto base: páginas de 49 a 52.

3.7.1. Resenha: Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica.

 

Material complementar:

Livro: O que é ciência afinal?

 

Artigos

1. A natureza da Ciência e sua relação com a formação de professores (Marques e Betemps)

2. Um estudo longitudinal acerca da evolução das posturas epistemológicas de um grupo de licenciandos em Química (Mendes, A. A., & Müller, M. G.)

3. Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard (Trindade, Nagashima e Andrade)

4. A contribuição da Epistemologia da Ciência para o ensino e a pesquisa em Ensino de Ciências: de Laudan a Mayr (Silveira, Oliveira, Pinheiro, Mendonça, Kock)

5. Interfaces entre visões epistemológicas e ensino de ciências (Moreira e Massoni)