|
Prof.
Nelson Luiz Reyes Marques
História
e Filosofia da Ciência - Remota
Texto
Base: Epistemologia do Século XX – Marco A. Moreira e Neusa T. Massoni (UFRGS)
1. Introdução – Vídeo: Filosofia da Ciência
– Parte 1
Vídeo: Filosofia
da Ciência – Parte 2
2. A Importância da Filosofia para a Ciência e a Atividade
Científica
2.1. Filosofia
moderna (Texto PDF)
2.2.
O que é Ciência (Vídeo UFJF)
2.3.
Métodos para a Produção do Conhecimento (Vídeo UNIVESP)
2.4. Indutivismo - Leitura texto
base: páginas 6 e 7.
3. A epistemologia do Século XX e as suas implicações para
o Ensino de Ciências
3.1. O Falsificacionismo de
Popper – Leitura texto base: páginas de 8 a 11.
3.1.1.
Falsificacionismo
em Popper (Vídeo)
3.2. Os
Paradigmas de Kuhn – Leitura texto base: páginas de 13 a 16.
3.2.1. Paradigma, ciência e
quebra-cabeça em Kuhn (Vídeo UNIVESP)
3.3. Os Programas de Pesquisa de Lakatos - Leitura texto
base: páginas de 18 a 20.
2.3.1. A Metodologia dos
Programas de Pesquisa Científica (Vídeo UNIVESP)
3.4. A epistemologia evolucionista de Bachelard
– Leitura texto base: páginas de 27 a 29.
3.4.1. Obstáculos
epistemológicos (Vídeo UNIVESP)
3.5. A Teoria Anarquista de Feyerabend
– Leitura texto base: páginas de 36 a 39.
3.5.1.
Artigo: Reflexões sobre a epistemologia de Paul Feyerabend
e uma Ecologia de Saberes
3.6. A epistemologia de Humberto Maturana – Leitura texto
base: páginas de 41 a 43.
3.6.2. A Epistemologia de
Humberto Maturana – Neusa Massoni (Vídeo opcional a partir do minuto 15)
3.7. A epistemologia de Ernst Mayr
– Leitura texto base: páginas de 49 a 52.
3.7.1.
Resenha: Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina
científica.
Material complementar:
Livro: O que é ciência afinal?
Artigos
1.
A natureza da Ciência e sua relação com a formação de professores (Marques
e Betemps)
2.
Um estudo longitudinal acerca da evolução das posturas epistemológicas de um
grupo de licenciandos em Química (Mendes, A. A., & Müller, M. G.)
3. Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard (Trindade, Nagashima
e Andrade)
4. A contribuição da Epistemologia da Ciência para o ensino e a
pesquisa em Ensino de Ciências: de Laudan a Mayr (Silveira, Oliveira, Pinheiro, Mendonça, Kock)
5. Interfaces
entre visões epistemológicas e ensino de ciências (Moreira e Massoni)