Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

Didática das Ciências Naturais

 

Trabalho 1: Faça um resumo do artigo: “MOMENTOS PEDAGÓGICOS E AS ETAPAS DA SITUAÇÃO DE ESTUDO: COMPLEMENTARIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS”.

O artigo está disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n1/01.pdf

Data da entrega: até 15/10/2017 pelo e-mail nelson@nelsonreyes.com.br

Orientações:

RESUMO (SÍNTESE)

Antes de mais nada, vale dizer que um resumo nada mais é do que um texto reduzido a seus tópicos principais, sem a presença de comentários ou julgamentos. Um resumo não é uma crítica, assim como a resenha o é; o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importante em determinado texto. Um bom resumo (ou síntese) pede, antes de tudo, a compreensão do texto como um todo. Não se deve resumir logo na primeira leitura. Procure não apenas condensar os segmentos, mas produzir um texto com unidade, objetividade, coerência, coesão e manutenção do sentido original.

Dicas de como resumir ou sintetizar:

1. Leia o texto inteiro. Nunca se deve fazer o resumo com base na leitura isolada dos parágrafos. Faça rascunho das ideias principais encontradas em cada parágrafo e no texto como um todo.

2. Procure ser bem objetivo. Não deixe que inferências pessoais prejudiquem o resumo. Observe as relações entre as ideias sempre segundo o autor.

3. Agora, resuma as ideias apresentadas. Embora não seja obrigatório, procure iniciar pela ideia principal e depois os argumentos, exemplos e relações feitas pelo autor.

 

Trabalho 2: Faça uma Resenha Crítica do artigo: “Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências”.

O artigo está disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n26/n26a07

Data da entrega: até 19/11/2017 pelo e-mail nelson@nelsonreyes.com.br

 

Orientações:

RESENHA CRÍTICA

A resenha é um trabalho científico que objetiva apresentar uma obra, devidamente analisada e criticada. Além de resumir o texto, deve se fazer uma avaliação sobre ele, uma crítica apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

Na verdade, enquanto a resenha exige capacidade de análise crítica, o resumo, por possuir a finalidade de difundir as principais ideias do autor de um determinado livro, artigo ou tese, demanda apenas apresentação concisa de seu conteúdo, ou seja, na resenha vocês devem se posicionar a respeito do texto, já no resumo não podem se posicionar.

 

Trabalho 3: Comente cada uma das afirmações apresentada no QUADRO 1.3 da página 18 do capítulo 01 do livro “A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico”. Autores: Juan Ignácio Pozo e Miguel Ángel Gómez Crespo.

Capítulo 1: A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico.

Data de entrega: até 17/12/2107 pelo e-mail nelson@nelsonreyes.com.br