Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

Ensino e Aprendizagem

Plano de Ensino

Livro texto indicado: Teorias de Aprendizagem – Marco Antonio Moreira – 2ºed. – Editora EPU

Aulas – Teorias de Aprendizagem

Comportamentalismo, Construtivismo e Humanismo – Prof. Marco Antonio Moreira

A Teoria da Aprendizagem Significativa – Prof. Marco Antonio Moreira

Mapas Conceituais, Diagramas V e Organizadores Prévios – Prof. Marco Antonio Moreira

Aprendizagem significativa crítica – Prof. Marco Antonio Moreira

Diagramas V e aprendizagem significativa – Prof. Marco Antonio Moreira

Teorias de Aprendizagem – Fernanda Ostermann e Cláudio José de Holanda Cavalcanti

Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa

Produto Mestrado Profissional

Artigos para leitura

Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos.

Momentos Pedagógicos

Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências

A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos

Práticas de Ensino de Ciências na região de Santa Maria/RS: algumas características (Momentos Pedagógicos)

Os Três Momentos Pedagógicos do Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos na rede pública de Goiânia

Pesquisa em Ensino

Métodos qualitativos e qualitativos – Prof. Marco Antonio Moreira

Livro: Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional – Marli André

Estudo de Caso - Doutora Clara Pereira Coutinho

Apresentação: Estudo de Caso Planejamento e Métodos (Robert K. Yin) – UFSC – Professora Sônia Afonso

Apresentação: Método de Pesquisa: Estudo de Caso (Robert K. Yin) – UFRGS – Professora Liliana

Estudos de caso em educação

Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões

O que é um estudo de caso em educação

O estudo de caso como estratégia de investigação em educação

Usos e abusos dos Estudos de Caso

Estudo de caso na pesquisa qualitativa em educação: uma metodologia

Teorias Psicopedagógicas do ensino-aprendizagem

Mestrado Profissional